quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Educação e Infância: discussões contemporâneas (2)



Crianças e Infâncias 
 
No texto anterior falava-se um pouco sobre os lugares em que se ocupam os pesquisadores com crianças e infâncias. Notou-se muitas produções, por sua vez, podendo serem organizadas ou sistematizas segundo o interesse. Mas há uma questão que se coloca em tantas produções, no sentido do curto tempo desse novo campo, pois, devido os diversos modos e maneiras de pesquisas infantis, segundo Jobim e Souza e Pereira (1998) é possível identificar as tendências que vão surgindo sobre o cientificismo em torno das infâncias a produzir o que os autores denominam de “racionalização da infância”. Talvez, é nesse aspecto que Agamben (2005) pode relacionar a origem da história como saber que destrói a experiência da infância e da sua linguagem. Na verdade, se essa é a questão, a história da educação flexiona com a sociologia da educação, ou melhor, sociologia da infância, tais categorias - criança e infância – que são contrastadas no sistema de educação, por efeito, gera-se a construção cada vez maior de teorias e diversos modos de tratamento ao tema. E este levantamento de questões críticas desta vontade de saber ao modo científico, segundo Quinteiro (2005), pode destacar algumas demandas metodológicas emergentes, pois, “pouco se sabe sobre as culturas infantis”, aliás, fato que se apresenta à maneira de contrariar as produções do meio (acadêmico), já que são diversas e muitas, como se mensura; porém, o problema surge de outro modo, pois, não se permite dar à criança espaço à sua voz (ou fala) como também, segundo Quinteiro (2005), não se confia no testemunho da criança, principalmente, aquela do Ensino Fundamental. Inclusive, pouco se conhece também, continua a autora, sobre as relações de poder entre o adulto e a criança, outra provável falha metodológica, como pude constatar no texto anterior a este, aliás, essas problematizações fazem parte da complexidade de metodologias, teorias ou abordagens sobre esse grupo social, deveras, muito especial.

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